Ato no Congresso critica falta de saneamento básico no país



Grupo analisou 230 rios e constatou que apenas 12 têm níveis satisfatórios de pureza. Resultado foi apresentado no 8º Fórum Mundial da Água

O movimento SOS Mata Atlântica realizou um ato na manhã desta quinta-feira (22) em frente ao Congresso Nacional para questionar a falta de políticas públicas voltadas para a gestão e a modernização do sistema de saneamento básico brasileiro. O grupo utilizou um balão inflável com formato de vaso sanitário de aproximadamente 12 metros para chamar a atenção dos parlamentares. 

O grupo, formado por cerca de 50 pessoas, contava com representantes de 17 estados e protestaram, principalmente, contra a poluição dos rios que fazem parte do ecossistema da Mata Atlântica. De acordo com eles, a falta de tratamento do esgoto de bairros e residências de diversos municípios do Brasil é a principal responsável pela poluição das águas do país.
 
Um estudo divulgado pelo movimento no 8º Fórum Mundial da Água mostra que dos 230 rios analisados, apenas 12 apresentaram níveis satisfatórios de pureza. 
A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, também divulgou dados alarmantes. O levantamento chamado de Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos - feito com dados levantados até 2016 - mostrou que falta coleta de esgoto em pelo menos 42,9% dos municípios brasileiros. Já o tratamento de esgoto não acontece em cerca de 25% do país. Agora, quando essa comparação é feita em relação à quantidade de água consumida pelo Brasil, faltam políticas de tratamento de esgoto a 55% dos municípios. 

O ato terminou por volta das 10h, quando uma forte chuva chegou ao canteiro central do planto piloto. A Polícia Militar do Distrito Federal não registou tumultos ou ocorrências. 

http://www.destakjornal.com.br/brasil/politica/detalhe/ato-no-congresso-critica-falta-de-saneamento-basico-no-pais

Ato no Congresso critica falta de saneamento básico no país Ato no Congresso critica falta de saneamento básico no país Reviewed by Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) - Uauá - Bahia on março 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo